Vereador Ricardo dos Santos comenta sucesso da Festa da Banana e reforça luta por melhorias para agricultura familiar

por Câmara publicado 26/06/2025 14h22, última modificação 26/06/2025 14h22

Durante a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Mampituba, realizada na segunda-feira (23), o presidente da Casa, vereador Ricardo dos Santos (Republicanos), fez um pronunciamento de agradecimento e reconhecimento às diversas pessoas e entidades envolvidas na realização da 15ª Festa da Banana.

Ricardo destacou o empenho dos servidores da Câmara, que atuaram durante os eventos realizados dentro da programação da festa, como a sessão solene em homenagem ao ex-vereador Paulinho Boff Robeiro e a audiência pública sobre a cadeia produtiva da banana. Também parabenizou a comunidade de Rio de Dentro, que sediou a festa, a coordenação do evento, os trabalhadores envolvidos e as demais comunidades que contribuíram para o sucesso da programação. “Recebemos muitas autoridades comprometidas com Mampituba. Isso mostra a força do município quando há união”, afirmou.

O presidente enfatizou a importância da audiência pública sobre a banana ter ocorrido durante a festa, destacando o simbolismo de promover um debate político relevante com ampla visibilidade. Segundo ele, a audiência foi uma conquista da Câmara, com o objetivo de pressionar pela regulamentação de leis já existentes que podem melhorar a realidade financeira dos agricultores. Ele também fez um agradecimento especial ao produtor rural Jorge Scandolara, liderança à frente do movimento em defesa da categoria. “Contamos agora com o apoio dos deputados para dar andamento ao processo de regulamentação. A Câmara seguirá lutando pela agricultura familiar”, disse.

Ricardo também celebrou a inauguração da contenção do Rio Mampituba, ocorrida na sexta-feira (20), destacando que a obra havia sido paralisada na gestão anterior e só foi possível graças ao esforço conjunto da prefeitura, da Câmara e da própria comunidade. A contenção foi realizada com recursos próprios, maquinário da prefeitura e apoio direto de vereadores, agricultores e ações comunitárias de arrecadação. “Essa obra é um bem social. Quando há envolvimento da comunidade, há sentimento de pertencimento e cuidado com o que é público. E essa obra é a prova disso”, afirmou.

Por fim, Ricardo manifestou condolências às famílias das vítimas do trágico acidente de balão em Praia Grande, reconhecendo também o impacto econômico negativo para a região. Ele expressou solidariedade ao piloto, que conseguiu evitar um desastre ainda maior, e à população de Praia Grande. “Mais do que qualquer impacto financeiro, o que importa são as vidas. Precisamos, daqui pra frente, avaliar formas de evitar novas tragédias”, concluiu.