Câmara de Mampituba aprova Agosto Lilás e adesão ao Projeto Banco Vermelho
Lei institui mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e prevê instalação de símbolo permanente em espaço público
A Câmara Municipal de Mampituba aprovou, na 28ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 29 de setembro, o Projeto de Lei nº 066/2025 que institui o “Agosto Lilás” no município como mês de proteção à mulher. A proposta também autoriza a realização de ações permanentes de conscientização e inclui a adesão ao Projeto Banco Vermelho Gigante entre as iniciativas da campanha.
O projeto, encaminhado pelo Executivo, teve origem em uma indicação do Legislativo. Em agosto os vereadores já haviam aprovado o Pedido de Indicação nº 031/2025, apresentado pela vereadora Daniela Brocca Lima (Republicanos), solicitando estudos técnicos e administrativos para a adesão ao Banco Vermelho.
A iniciativa busca reforçar a visibilidade das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. O Banco Vermelho é instalado em espaço público e traz frases de impacto que estimulam a denúncia e incentivam o debate sobre o tema.
Em sua fala, a vereadora Daniela Brocca destacou a relevância do projeto. “O banco vermelho é uma ferramenta de conscientização que, ao ocupar um espaço urbano, também ocupa espaço na consciência das pessoas. Precisamos falar sobre a violência contra a mulher de forma constante e clara, e o município de Mampituba pode dar esse passo com responsabilidade e sensibilidade”, afirmou.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional criada para lembrar a sanção da Lei Maria da Penha e promover, por meio de ações educativas e de mobilização social, a defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência doméstica e familiar.